domingo, 30 de maio de 2010

ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO, SERÃO GRANDE ATRAÇÃO NA 38º EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS DE SERTÂNIA-PE



Foi Lançada a programação da 38º EXPOCOSE 2010 – Exposição de Caprinos e Ouvinos de Sertânia-PE. A grande atração será a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano,escolha q agradou bastante o publico presente no Festival de Cutura Estudantil de Sertânia, na praça Olavo Siqueira, onde foi divulgada a programação.
A EXPOCOSE será realizada entre os dias 14 a 18 de Julho, numa parceria entre o Governo de Pernambuco, atraves da Secretária de Agricultura, e a Prefeitura de Sertânia. O evento tem como objetivo a exposição de animais, divulgação de pesquisas em melhoramento genético na ovinocaprinculotura e premiação para os melhores criadores e criação.
O evento também conta com uma vasta programação cultural, animando toda a região nesta época, trazendo atrações locais e de renome nacional, colocando Sertânia no calendário Turistico Nacional.


Conheça as atrações anunciadas:

CRISTINA AMARAL

FÁBIO E NANDO

OS NONATOS

ALCIMAR MONTEIRO

DESEJO DE MENINA

ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO

E ARTISTAS LOCAIS E REGIONAIS


Todos os shows são gratuitos, e serão realizados no Parque de Exposições.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ONG OPERAÇÃO RESGATE PRECISA DE VOLUNTÁRIOS.




Funcionando apenas com doações, ajuda de missionários e voluntários, a ONG operação Resgate que funciona no Bairro do Multirão, um dos mais pobres da cidade de Patos-PB, necessita de mais voluntários para colocar mais projetos adiante.
Atualmente, existem apenas três voluntarias, missionárias evangélicas, no projeto, que vieram de São Paulo. O restante dos funcionários são contratados e recebem um salário mínimo, que vem das doações de colaboradores.
A necessidade de voluntários é enorme, pois são muitas crianças e poucas funcionárias, aumentando a dificuldade de tocar o projeto para frente. Além de falta de educadores a ONG precisa de professores de informática, recreadores, profissionais de educação física e pessoas para ajudar na manutenção do espaço, com limpeza, merenda, faxina, etc, trabalho mínimo, mas que é o máximo na vida de crianças necessitadas de assistência.
Para a educadora Maria José, “ a maior dificuldade de encontrar voluntários é a distância do bairro, além do não conhecimento do trabalho desenvolvido da ONG, as pessoas não sabem o quanto é sério o nosso projeto junto a estas crianças e adolescentes, e o poder público não ajuda a divulgar!”, diz Maria José.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

FAVELA: ONDE FALTA QUASE TUDO, MAS SOBRA SOLIDARIEDADE E ESPERANÇA





O ser humano tem medo daquilo que desconhece daquilo que tira o sono, ou daquilo que o acorda dos sonhos e trás a realidade nua e crua da pobreza, que atormenta 62 milhões de brasileiros, segundo pesquisa do IBGE – Instituto brasileiro de geográfia e estatística .
Mas apesar de tanta miséria e dificuldades, histórias de superação e luta pelos direitos básicos de todo cidadão, fazem a fome e o desespero darem espaço a esperança e a união. É o exemplo da favela dos sem-tetos, em Patos sertão paraibano.
Como todos os nordestinos, os favelados daquela comunidade carente enfrentam lutas diárias para manter a sobrevivência. Sempre com união e olhar atento ao vizinho, eles conseguem dar a volta por cima.
Ligados ao MTST - Movimento dos trabalhadores sem teto, buscam junto as autoridades e sociedade local, moradia digna de sobrevivência, para que possam criar seus filhos com o mínimo de conforto possível, trazendo a esperança de um futuro melhor, distante da realidade que vivem neste momento, como conta a moradora Angelita Oliveira da Silva, 24 anos, grávida de cinco meses.
Segundo o Líder da favela Edimilson Moreno, 44 anos, “A nossa luta não pode parar, pois dependemos disto, é nossa esperança, vamos conseguir, não vamos desistir, não importa quantas vezes levarmos um não” “o futuro destas crianças depende disto, quem sabe daqui não sai um doutor, um advogado?”afirma.
Apesar da pobreza dos moradores, nesta comunidade não há violência e as 30 famílias que residem ali, não permitem entrada de drogas ou bebidas alcoólicas, “já somos marginalizados pela sociedade, que olham a gente como se fossemos doentes, que tratam a gente como se fossemos assalta-los, então temos que mostrar a eles que somos pessoas de bem, em favelas não tem só marginais , mas sim trabalhadores como em qualquer lugar” afirma a moradora Maria Betânia Medeiros , 44 anos.
A maioria dos moradores sobrevivem da união de todos da comunidade, dividindo os alimentos conseguidos por aqueles que recebem algum tipo de auxilio do governo, “nos passamos de barraco em barraco na hora do almoço, para saber qual o morador que não tem nada para colocar no fogo, assim ninguém fica sem comer pelo menos uma refeição por dia, depois a gente se junta e da um pouquinho de arroz, feijão, cuscuz , o que pode, porque é muito ruim passar fome, só sabe quem passa, não vamos deixar um dos nossos passar por isso”, “aqui é todo mundo pobre, mas cada um ajuda com o que tem”, conta o Líder Edimilson .
As histórias destas pessoas são de cotar o coração, é difícil, não tem como não se envolver na realidade destas pessoas, principalmente quando olha-se envolta da favela, casas com muros altos e cercas elétricas, totalmente alheios a realidade encontrada na porta de suas casas de tijolos. Basta tirar a venda dos olhos, enxergar o que ta em sua frente, barracos de plástico, papelão, varas, o contraste é cruel, agrava-se a medida que aquelas moradias que eram para ser provisórias, tornam-se fixas, ano após ano, aumentando e nada sendo feito. A cada dia torna-se mais distante do sonho da casa própria.
Chega então as chuvas de inverno, tão sonhada pelos nordestinos, mas por aqui chuva trás desespero e não alegria, cada pingo que cai no teto de papel do barraco assombra a mãe, com medo de acontecer o pior com seu filho que dorme sem saber o perigo que esta sobre sua cabeça.
Nas últimas chuvas na cidade de Patos-PB, cerca de 2.000 mil famílias ficaram desabrigadas, perderam tudo, menos a vida, na comunidade dos sem-tetos não foi diferente, por conta do volume das águas muitos barracos desabaram ou ficaram com sua estrutura debilitada, mais um agravante pra este povo que já sofre tanto.
O líder Edimilson conta que todos os moradores se abrigaram no seu barraco, que tem uma estrutura menos ruim que os demais, as crianças da comunidade dormiram em sua cama, enquanto ele e sua mulher passavam a noite toda preocupados com o avanço das águas, “ foi quase um milagre caber tanta gente num espaço tão pequeno”afirma Edimilson.
Com todas estas dificuldades fica uma pergunta, será que mesmo nestas situações eles são felizes? esta resposta não foi dada por apenas um morador, mas por todos, que citam sempre Deus como seu mentor, e a esperança como combustível para enfrentar cada lutar, vencer cada obstáculo, a felicidade não depende de onde você vive ou como vive, mas sim do ponto de vista que você encara a felicidade, “ nós somos felizes, porque temos a riqueza do amor de Deus e o apoio de nossos companheiros” pensamento e palavras comuns a todos os moradores da favela dos sem-tetos.

OPERAÇÃO RESGATE AMPLIA INSTALAÇÕES PARA ATENDER MAIS CRIANÇAS




A ONG Operação Resgate, está passando por uma ampliação, que visa atender mais crianças e adolescentes carentes e em situação de risco, do bairro Multirão, um dos bairros mais carentes da cidade de Patos-PB, onde funciona o projeto desde 30 de Julho de 2007.
O Projeto é sustentado por doações de pessoas físicas e igrejas evangélicas, além de voluntários e missionários de toda parte do país. Atualmente atende cerca de 200 crianças no reforço escolar, e em atividades recreativas, além de contar com a Casa Lar, que abriga menores, que a justiça encaminha ao projeto, dando assistência psicológica e abrigo.
Segundo a Educadora Maria José de Oliveira Xavier Fernandes, 26 anos, chamada cariosamente de Gabi pelas crianças, “O projeto, necessitava desta ampliação, para dar mais conforto aos nossos alunos, além de proporcionar uma maior área de lazer e diversão, educando sempre, afinal, este é o único lugar que muitas tem pra ficar, já que o bairro é extremamente carente”, enfatiza Gabi.
A ampliação da estrutura física, contará com novas salas, banheiros e um salão para aulas de balé, além de uma piscina para as crianças terem aulas de natação e atividades físicas. Com a reforma, serão ampliadas também as salas já existentes e o laboratório de informática, que ganhará novos equipamentos, para atender mais crianças no mesmo espaço físico e com mais conforto. Todas as modificações são patrocinadas com dinheiro de colaboradores pelo mundo todo, que podem ter certeza que serão revertidos para uma boa causa.




domingo, 2 de maio de 2010

VIAÇÃO PARAIBA DEIXA SAUDADES EM PATOS-PB


O projeto Viação Paraíba parte deixando saudades na cidade de Patos-PB, depois de realizar oficinas de cinema e exibições para acadêmicos de Jornalismo, profissionais ligados a área, e cinéfilos de plantão.

Foram cinco dias de oficinas e debates, liderados pelo cineasta Torquato Joel, que deu aulas e aulas de produção áudio-visual, evidenciando a necessidade de divulgação e apoio a produção no sertão da Paraíba. Os oficineiros além de obterem conhecimentos teóricos, tiveram na prática, a oportunidade de produzir um curtametragem usando como temática “A cidade de Patos ao meio-dia”, o que chamou a atenção da população, durante a coleta de imagens, debaixo de forte sol, do dia 29.

O cineasta paraibano, Torquato Joel, avaliou positivamente a passagem do ViAção Paraíba na Capital do Sertão.“Tivemos um grupo de qualidade, instigado, ousado e participativo. Foi uma semana de muita conversa e muita análise, mas, sobretudo, de aprendizagem mútua." A Viação Paraíba deixa a semente plantada, a espera de seus frutos, que com certeza se multiplicarão.

As próximas paradas do projeto acontecerão nas cidades paraibanas de Cuité e São Bento, ainda neste semestre.

ENTREVISTA COM A CINEASTA CARIOCA CAROLINA PAIVA


Começou em 1996 realizando um documentário dentro da Faculdade aonde estudava. Em 1997 rodou o curta-metragem “Uma Estrela de Quatro Pontas”, 20 min, ficção, 35 mm, que participou do II Brazilian Film Festival. E desde então, vêem realizando filmes...

1. MANGUEIRA POR ELA MESMA – Documentário - ANO 1996
2. UMA ESTRELA DE QUATRO PONTAS - Curta-metragem - ANO 1998
3. SALTO ALTO – Documentário - ANO 2000
4. OUTROS OLHOS – Documentário - ANO 2001
5. FOLIAR – Documentário – ANO 2002
6. GUETO DA AMÉRICA – Documentário – ANO 2004
7. FOLIAR BRASIL – Longa Metragem Ficção – ANO 2006
8. O REI DA MUNGANGA – Longa-Metragem Doc - ANO 2009


Como você vê a nova produção cinematográfica nacional?

Vejo que podemos crescer muito mais e democratizar cada vez mais o acesso a realização e a exibição de filmes brasileiros! Pois uma casa sem espelho é como uma pessoa sem saber o seu valor, por isso é necessário que o Brasil se mostre e se entenda através de sua cultura, realizando assim, um grande mercado de entretenimento e que possa ser mais um braço de força da nossa cultura!

Quais dicas você da para quem pretende seguir a carreira de cineasta?
Tem que começar a fazer seus próprios projetos, rodar mesmo! Acreditar no seu potencial e correr atrás... Buscar ler sobre o assunto, participar de festivais workshops e tentar trabalhar mais no mercado, como estagiário! Saber das leis de incentivo a cultura e dos apoios que o estado e o governo federal dão a filmes...

Quais dicas para pessoas que apreciam o cinema nacional?
Continuar prestigiando os filmes, e solicitando que haja mais distribuidoras de filmes brasileiras, e que acabem as distribuidoras americanas que dominam culturalmente o nosso mercado! Onde temos que engolir a cultura deles, sem ao menos perguntarmos se queremos ou não saber do país deles!!!

Atualmente quais filmes você esta produzindo?
Estou lançando O Rei da Munganga, documentário, 70 min, sobre a vida e obra do cantor paraibano Genival Lacerda. E trabalhando no meu novo longa de ficção “SUBÚRBIO”, 80 min, que será rodado ano que vem no Rio de Janeiro.

Como avalia o sucesso de “O Rei da munganga” e como foi produzir este documentário com o cantor Genival Lacerda, “seu Vavá”?

Genival Lacerda é uma grande figura brasileira. Na verdade ele é a própria cultura do Nordeste. Com isso, o documentário além de falar de sua vida, mostra a força da cultura brasileira! Esses dias soube que “O Rei da Munganga” está sendo pirateado no Rio de Janeiro, e pelo jeito no Brasil! Tudo começou quando ele fez o meu longa de ficção “Foliar Brasil” como o coroné João; me encantei com ele, e no ano seguinte fui ver o São João de Aracaju e decidi rodar um documentário sobre ele!

Você prefere documental ou ficção?

Sinceramente, prefiro ficção, mas gosto de sempre misturar a ficção com a realidade, botar personagens fictícios em situações reais, que foi o caso do “Foliar Brasil”.

Para finalizar deixe uma mensagem para os cinéfilos de plantão.
Glauber Rocha, o nosso grande cineasta brasileiro, que saiu da Bahia para o mundo, já dizia: “- Uma idéia na cabeça e uma câmera na mão, já basta para rodar um filme!”. O negócio e se organizar, fazer uma boa pré-produção, ter coragem e fazer seu filme!

SERTÃO EM FOCO INDICA...


Só Selton Mello, filmes especiais, com atuações do ator que não podem deixar de ser vistos pelos cinéfilos de plantão

Reis e Ratos
A Mulher Invisível
Jean Charles -
Feliz Natal (Diretor)
A Erva do Rato
Os Desafinados
Meu nome não é Johnny
Os Penetras
Sete Vidas (narrador / voz do gato protagonista)
Árido Movie
Federal
Tarantino's Mind
Quando o tempo cair (direção)
O Cheiro do Ralo
O Coronel e o Lobisomem
Árido Movie
Garotas do ABC
Nina
Lisbela e o Prisioneiro
Lavoura Arcaica
Caramuru - A Invenção do Brasil
A Nova Onda do Imperador - Voz de Kuzco
O Auto da Compadecida
Guerra de Canudos
O Que É Isso, Companheiro?
Flora - Remo
Razão Pra Cre
Lamarca
Uma Escola Atrapalhada

UM JOVEM VETERANO DAS TELONAS


Um doce pequeno gênio das telinhas foi assim que Selton Mello começou sua carreira. Hoje aos 36 anos de idade, com 26 de carreiras, é considerado o ícone do cinema nacional, tanto em atuação, dublagem e direção, sua mais nova invenção que esta dando certo. Nascido na Cidade de Passos ,Minas Gerais, o mineirinho começou a se interessar pela TV, assistindo a programas de auditórios, depois apareceram convites para comerciais e tornou-se um menino propaganda. Mas o menino cresceu, e foi esquecido, havia interesse pelo menino não pelo adolescente.
Sempre se reinventando e dando a alma a seus personagens Selton não disfarça sua paixão avassaladora pelas telonas, onde realmente se encontrou e nos encantou com sua dedicação irretocável. Considerado pelos seus colegas do meio e imprensa um verdadeiro “fominha”, no sentido positivo da palavra, do cinema, como cita a revista Veja em uma entrevista com o astro.
Atualmente Selton tem três filmes em destaque, todos em cartaz nos cinemas do Brasil, o longa “A Erva do Rato”, “A mulher invisível”, comédia romântica, e o movimentado Jean Charles, baseado na história do brasileiro confundido com um terrorista e assassinado pela policia londrina em 2005.
Toda esta movimentação em sua vida trouxe alguns problemas como uma forte depressão, que o ator sofreu quando estava gravando Jean Carles, onde o pivô desta depressão foi à contestação de seu próprio trabalho, mas que foi superada e enfrentada por ele.
Sempre com boas idéias na cabeça, tanto na criação quanto na aprimoração de seus personagens, o ator-diretor está mais desacelerado, mas sempre em produção, é só aguardar e conferir, pois como ele mesmo define: “Sou um animal cinematográfico. É o meu habitat”, diz Selton.
De volta ativa, o ator sempre posta em seu blog na internet seus novos trabalhos e o andamento da carreira, muitos destes trabalhos como diretor, não só de cinema, mas também de vídeo clips, como o da banda Ira! e de seu amigo Nasi ex-Ira!, mostrando sua versatilidade em todos os viés da arte.






Segurança e Informatização: FIP entra em nova era


No intuito de oferecer aos alunos segurança e informatização, as Faculdades Integradas de Patos, deu inicio a criação de carteirinhas eletrônicas, que além permitir a entrada de seus alunos, através das catracas, dá um passo importante na sua unificação de sistema, possibilitando o acesso online de toda carreira acadêmica de seu alunato, de qualquer lugar do mundo, além de proporcionar a maior aproximação com o professor.
Segundo a Secretária Geral, representada por Silvânia Palmeira, “O ponto mais importante da instalação das catracas e das carteirinhas é a segurança, porque a instituição ta muito grande, são quatro blocos e já ocorreu casos de pessoas que não são da instituição e adentraram em sala de aula, ter acesso, já houve até assalto, então é uma forma de dar até mais segurança ao aluno”.
Outro ponto destacado por Silvânia é a unificação do sistema de notas e presença, onde todos os alunos terão sua própria senha, e com ela acesso ao professor, as notas, enfim todas atividades realizadas por ele na instituição. “Já era pra termos entrado nesta nova era da comunicação, mas devido ao tamanho da nossa Faculdade e o grande número de alunos, principalmente aqueles que moram fora, temos uma dificuldade de realizar a emissão da carteirinha, que dará todo este acesso. Mas até Maio deste ano teremos todo o sistema disponível a todos”. Destacou Silvânia.
Para a aluna do 5º período de Fisioterapia, Elaine Alexandre, 21 anos, “este sistema vai facilitar muito minha vida, principalmente pelo fato de que sou de fora, sempre viajo pra casa sem saber da minha nota, às vezes tenho que vir a Patos só pra saber minha média de disciplina”, “outro ponto legal destas carteirinhas e do sistema é que a privacidade é maior, afinal a nota é minha, não tem pra que ficar exposta pra todos verem”.
O presidente do DCE – Diretório Central dos Estudantes, João Batista, enfatiza principalmente o fato da segurança: “é crescente o número de insegurança aqui em Patos, muitos assaltos, na faculdade infelizmente já ocorreu assaltos, as catracas vão dar maior sensação de segurança, teremos maior confiança de andar no campus.”
As catracas serão instaladas nas entradas de cada bloco, os alunos só poderão entrar com as carteirinha, e os visitantes através de um cadastro com os seguranças que estarão em cada entrada, restringindo a entrada de pessoas estranhas. O sistema que possibilita a visualização das notas estarão prontas até maio.

LUAN SANTANA É A GRANDE ATRAÇÃO DO SÃO JOÃO DE PATOS-PB 2010


O terceiro melhor São João do Mundo, já lançou sua programação da festa mais popular do nordeste, o São João, que começa no dia 18 até o dia 25 de Maio, que terá como grande atração o sertanejo que virou fenômeno, Luan Santana, que promete tocar o batidão sertanejo e aqueçer ainda mais a cidade morena.

O são João ainda contará com outras grandes atrações, regionais e de destaque nacional, além do seu tradicional forró pé-de-serra, no coreto II.


as atrações são:


Dia 18: Orquestra Sanfônica; Gê Maria; Chinelo Dela; Pinto do Acordeon; Novo Balancear e Aviões do forró.

Dia 19: Jogo de Cintura; Marquito do Forró; Caviar com Rapadura; Forró e Jorge e Matheus.

Dia 20: Forrozão Hilux; Forrozão S.A; Forrozão Valeu o Boi; Forró Pegado; Santana e Garota Safada.

Dia 21: Boneca escandalosa; Matéia do Forró; Forrozão Baby Mel; Forró do Bom e Saia Rodada.

Dia 22: Lúcia do Acordeon; Forrozão Bom Só; Mauricinhos do Forró; Geraldinho Lins e Forró do Muído.

Dia 23: Balanço de mulher; Patricinhos do Forró; Elvandro e Banda Suave veneno; Solteirões do Forró e Forró dos Plays.

Dia 24: Telengo Tengo; Flor da Pele; Mexe Ville; Forró da Pegação e Jorge de Altinho.

Dia 25: Trio Arraiá; Forró da Lamparina; Yego Gomez; Tom Oliveira; Cheiro de Menina e convidados.

Dia 26: Orquestra Forrônica; Forró da Lamparina; Forró na Lasca; Zé Nilton do Acordeon; Circuito Musical; Boca a Boca e Luan Santana.



PREFEITURA DE SERTÂNIA-PE, DIVULGA ATRAÇÕES DO FESTIVAL DE CULTURA E SÃO JOÃO


A Prefeitura Municipal de Sertânia-PE, através da prefeita Cleide, divulgou, no dia 1º de Maio, na rádio Sertânia FM, as atrações do FESTIVAL DE CULTURA ( aniversário da cidade), que acontecerá nos dias 22 e 23 de Maio, além das atrações do São João 2010.

No Festival as atrações se apresentaram na praça de eventos Olavo Siqueira.


Atrações:


Ala ursa

Flávio Leandro

Almir (ex-Fevers)

Luiz e Davi

Jorge Neto

Cristina Amaral

César Amaral e convidados

Forró do Muído.


O São João será realizado nos bairros, e as atrações serão na praça de alimentação Pai Tão, com atrações locais e regionais, como o cantor César Amaral e Vozes do Campo, que se apresentaram no dia 23 de Junho.

Este ano a grande novidade nas festividades juninas, é a apresentação das bandas Pinga Fogo e Garota Safada, no dia 27 de Junho, na praça Olavo Siqueira,.